21 de jun. de 2011

Era do popularesco na televisão brasileira

Por Brunna Ribeiro

Certamente é impossível agradar a todos. Mas a televisão aberta brasileira consegue agradar alguém? A explicação para audiência de certos programas sensacionalistas e de baixa qualidade pode estar, infelizmente, na falta de incentivo à educação no Brasil. O analfabetismo e baixa escolaridade da população influenciam diretamente nos critérios de escolha da programação televisiva. A TV aberta, apesar de ser concessão pública, não assume a responsabilidade social que tem de promover cidadania, educar e informar corretamente a população. Apelo sexual, incitação à violência e até apologia ao crime são queixas dos próprios telespectadores em relação à programação diária.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, divulga a cada seis meses o ranking das denúncias de baixaria na televisão. Programas de cunho popularesco como Big Brother Brasil e Pânico na TV estão sempre no topo da lista. Emissoras com crise de audiência ou programação saturada tendem a usar apelação como saída, a exemplo da Rede Globo com Domingão do Faustão; a Rede Record traz Tudo É Possível e Programa do Gugu; a RedeTV, SuperPop. Programas assim não acrescentam em nada a cultura, pelo contrário, distorcem valores familiares e incitam má educação e desrespeito aos valores éticos.
As emissoras de TV aberta são privadas. Elas focam em interesses próprios e na audiência que conseguem com os programas, enquanto a qualidade e imparcialidade são deixadas de lado. No passado talvez pode ter sido diferente. Segundo a antropóloga e professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) Esther Hamburger, a televisão brasileira já teve qualidade reconhecida dentro e fora do país. “Quem tem memória televisiva dos anos de 1980 e 1990, por exemplo, lembra que a TV aberta era tida como um veículo de aprendizagem, porque trazia muita informação”, afirma. E porque isso mudou? Talvez devido à crescente fama instantânea de uns, facilidade de se expor por meio da internet, entre outros.

A televisão aberta tornou-se meramente comercial, não há mais programação. Tudo depende da propaganda e merchandising de produtos ou pessoas, além é claro, da importação de atrações. Até o ex- presidente Lula já reclamou dos enlatados na TV quando participou em 2010 da 2° Conferência Nacional de Cultura (Confecom).

Mas nem tudo está perdido. Ainda são feitas tentativas para livrar a programação popular da tônica sexual ou apelativa. A minissérie global Hoje é dia de Maria (2005), foi um grande exemplo de que se pode trazer elementos da cultura folclórica com estética requintada e ainda assim obter audiência. Esquenta, programa apresentado por Regina Casé, conseguiu atingir a população com linguagem simples e direta, em que questões polêmicas foram abordadas e a música brasileira teve destaque, mas sem obscenidades.

É possível fazer uma televisão diferente. Vale lembrar que a população tem o direito de interferir na programação e exigir dos donos de emissoras que a grade apresentada por elas tenha qualidade e conteúdo. Ainda assim, sempre existirá um público para este tipo de programa sensacionalista. O ser humano é curioso e, como no teatro romano, gosta de atrocidades e bizarrices. E a quem recorrer? Ao bom senso. Com a ausência de um órgão regulador e ineficácia da classificação indicativa proposta pelo Ministério da Justiça, a população permanece sem opções de entretenimento televisivo, tendo como alternativa a fuga para a TV a cabo.

3 interações:

Anônimo disse...

Αnybodу whο іs pгeρaгеd to get a еffectively-toned ѕtomaсh сan
use this belt.

my webpаgе ... Flex belt Coupons

Anônimo disse...

Quite a few places have banned the act of smoking іn public and іn eating јoіnts,
to aid thosе who don't smoke sit in an atmosphere exactly where they aren't at а risκ from inhaling the toxins гelеased.


My web page ... v2 cigs coupons

Anônimo disse...

The belt could be worn wherever so you can get a fantastic operate out taking a cat nap or washing house.


My site: http://www.prnewswire.com

Postar um comentário