12 de nov. de 2010

Jovens aprendem técnicas de jornalismo em oficina da FAC

Notícias foram produzidas por estudantes de diferentes áreas do conhecimento durante evento
Amazonir Fulni-ô - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Estudantes de diversas áreas do conhecimento, por exemplo, de Arquivologia, de Pedagogia, de Letras e da própria comunicação aprenderam técnicas de como produzir notícias durante a oficina Como se faz um jornal diário, realizada pelo estudante de jornalismo e membro do projeto S.O.S imprensa Wemerson Fraga, na tarde desta quinta-feira, 11 de novembro. As vinte vagas ofertadas foram preenchidas. “A oficina proporciona uma visão introdutória de como fazer textos jornalísticos”, explicou Wemerson.
O estudante de Letras Fernando Henrique falou da importância de ter participado da oficina para sua escolha profissional. Segundo ele, o gosto pelo curso atual existe, mas o desejo de fazer jornalismo despertou durante o evento. “Já me interessava pela área de comunicação e em especial pela mídia impressa, com a oficina o meu interesse aumentou ainda mais”. Henrique afirmou que ainda vai fazer o vestibular para comunicação.
Depois da explicação da estrutura de uma matéria, e do o que é um lead, uma retranca, um título e subtítulo, e valor notícia, entre outros, o ministrador da oficina aplicou um exercício para que os participantes pudessem colocar em prática o que aprenderam. A proposta foi que os estudantes saíssem da sala e produzissem um lead com base nas informações adquiridas durante a oficina. O resultado foi positivo, porque conseguiram produzir leads interessantes e mostraram que aprenderam o que foi proposto.
A oficina é a terceira das quatro realizadas durante a Semana Universitária, pelo projeto S.O.S Imprensa, coordenado pelos professores da FAC Fernando Paulino e Luiz Martins. O projeto é ligado a disciplina Tópicos Especiais em Comunicação 5 e produz um informativo impresso mensal, um blog com atualização semanal e um programa de TV intitulado S.O.S Imprensa que é veiculado na TV Cidade Livre, canal 8 e na UnB TV, canal 6.
Para a estudante de Jornalismo Ramilla Rodrigues, a oficina serviu também para desmistificar algumas afirmações que existe sobre o jornalismo, por exemplo, o de que qualquer pessoa pode escrever matéria porque é fácil. “Precisa-se ter noção e técnicas para escrever texto jornalístico”, disse. “E aprender também alguns valores éticos, como o de ouvir os dois lados da história na apuração”.

0 interações:

Postar um comentário