28 de jul. de 2010

FAC se reúne para recepcionar calouros e se conhecer

Por Paulo Victor Chagas


Professores e alunos reunidos durante reunião
preparatória para boas-vindas da FAC
(Foto: Mariana Costa/Campus Online)


A direção da Faculdade de Comunicação se reuniu nesta terça-feira com seus professores e alunos para discutir sobre a recepção dos calouros no próximo semestre. Marcada para as 14h, a reunião começou 20 minutos atrasada e lotou uma sala do departamento de pós-graduação, no subsolo da FAC.

O objetivo era reunir propostas para serem apresentadas na Comissão de Boas-Vindas da UnB, que irá recepcionar os alunos do 2º semestre de 2010, além de organizar uma recepção inédita aos calouros da FAC.

Professores do Curso de Comunicação Organizacional compareceram em grande número, além de alunos dos projetos de extensão, empresas juniores e os próprios calouros. Ficou decidido no encontro que no dia 24 de setembro, sexta-feira, dia em o reitor dará as boas-vindas aos calouros, será realizada uma apresentação da Faculdade no período da tarde, mostrando como funciona o currículo, a matrícula em disciplinas e os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela FAC. Uma semana também está sendo organizada para recepcionar os calouros de Comunicação e explicar mais a fundo como funciona a faculdade, a ser realizada em outubro.

As professoras Zélia Adguirni e Liziane Guazina, que ficaram responsáveis por repassar as sugestões para a Comissão, apresentaram a proposta inicial de se produzir uma edição especial da revista Campus Repórter para ser entregue com o kit dos calouros. Os demais professores e alunos apresentaram outras sugestões, como uma recepção especial para os cursos noturnos da UnB, discutindo suas dificuldades de horário e de iluminação, e uma exposição dos projetos de iniciação científica da FAC, dos projetos de exensão e das empresas juniores.

Também foi proposto um cineclube, ideia para começar nas boas-vindas e continuar a ocorrer semanalmente na faculdade, já que esta possui um vasto acervo de obras audiovisuais desconhecidas pelos estudantes.


2010/68

Uma proposta bem aceita pelos presentes foi a sugerida por calouros de Comunicação e Universidade, disciplina ministrada pela professora Dione Moura. Incentivados pelo filme Barra 68, que assistiram em sala de aula, Lucas Vidigal e seus colegas pesquisaram os arquivos antigos da UnB e descobriram um documento de boas-vindas que estava sendo preparado para o início de um semestre há alguns anos, mas que não foi concretizado devido ao teor do documento, que falava sobre rebeliões de muitos estudantes na UnB em 1968.

A ideia para as boas-vindas, aprovada na reunião, será a de combinar a história da Universidade com as atividades previstas para o início do semestre. Cada grupo se reunirá para elaborar oficinas, apresentações de seus projetos, e tentará mesclar as suas exposições com os acontecimentos da UnB naquela época. Um flash mob e um tour pela Faculdade, mostrando seus espaços e laboratórios, também serão pensados para serem realizados no espaço da FAC.



"Casa de ferreiro, espeto de pau"

Uma das poucas reuniões organizadas pela Faculdade de Comunicação esse ano, o encontro foi aclamado pelos presentes, mas também revelou a necessidade de mais comunicação na faculdade. Ao falar de um evento que ocorrerá na universidade no mês de agosto, a professora Fabíola Calazans incitou em pouco tempo uma rodada de convites para atividades promovidas pelos próprios professores e alunos, que estão à mercê de uma divulgação mais eficiente dentro da instituição.

Críticas ao modo como são apresentadas as ações da FAC aos alunos _principalmente aos recém-chegados, que ficam perdidos no início _também foram feitas pelos presentes, que enfatizaram o caráter imprescindível de mais encontros como esse. Também foi sugerida uma atualização constante no site da FAC apresentando os professores e projetos desenvolvidos pela faculdade, recurso disponível que não está sendo usado, e onde se poderiam colocar artigos, contatos dos professores e divulgação de eventos.

Outra reunião deverá ser marcada para decidir os detalhes acerca a semana de boas-vindas da FAC.

0 interações:

Postar um comentário