12 de nov. de 2008

Boa Noite e Boa Sorte

Nessa 5ª feira (13/11) vai rolar mais um cineclube do SOS Imprensa. É o primeiro de um conjunto de filmes sobre mídia e política: “Boa Noite e Boa Sorte” (Good Night, and Good Luck, EUA, 2005) do ator e diretor George Clooney.

Ele conta a história do programa de TV da estadunidense CBS, “See it Now” (Veja Agora), onde o jornalista Edward R. Murrow trava importante batalha pelo direito de expressão, dentro de um dos maiores veículos da grande mídia. O diretor mostra as dificuldades enfrentadas na imprensa quando o assunto é patrocínio, interesses políticos e audiência.

O filme ultrapassa o mero relato dos acontecimentos da década de 50, e pode ainda ser compreendido como uma crítica direta à própria Era Bush. Ele mostra claramente como veículos de comunicação servem muitas vezes enquanto decisivos formadores de opinião, de onde a importância de os comunicadores estarem comprometidos com a transmissão de uma informação objetiva e responsável, sem barreiras ideológicas ou comerciais.

Imperdível! Ao 12h15 na sala 613 da Faculdade de Comunicação (FAC), no final do ICC Norte.

Boa tarde e bom filme!

Ficha técnica:

» Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck, 2005)
» Direção: George Clooney
» Roteiro: George Clooney, Grant Heslov
» Gênero: Drama/Histórico
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 93 minutos
» Tipo: Longa
» Site: http://www.goodnightandgoodluck.com/
» Sinopse: Nos anos 50, a queda do político Joseph McCarthy é causada pelos embates entre ele e o âncora da rede CBS Edward R. Murrow. O senador foi responsável pela operação "Caça às Bruxas", que acusava, sem provas, cidadãos americanos a comunistas.

Para uma crítica mais completa, leia mais no Blog d'Urbano.

0 interações:

Postar um comentário